quinta-feira, 14 de agosto de 2014

O Homem broca.


O Homem broca.

 

Um colega de trabalho num dia destes disse ser contra as operações de uma determinada mineradora e que em sua avaliação grande parte das mineradoras trazia um prejuízo ambiental irreversível. É verdade que a exploração de minérios é um problema ambiental sério. Controle de poeira tóxica, drenagem ácida, lançamento de resíduos, barragem de rejeitos, pilha de estéril, perda de biodiversidade são alguns dos diversos impactos que devem ter controle rígido. Ainda no entusiasmo do assunto ele se mostrou a favor de fechar grande parte delas.

Ser minerador faz parte da natureza humana já na idade da pedra o homem lascava o quartzo para fazer as pontas de suas flechas e lanças. Os sítios arqueológicos mostram locais de exploração do minério e locais das oficinas. Daí a coisa só evoluiu, argila para vasos e cerâmicas, areia e calcário para argamassas, ferro para ferramentas e muitos mais minérios se tornaram essenciais.

Nos dias de hoje é impossível pensar em um só produto que não tenha algum minério em sua cadeia de produção. Tomemos como exemplo a produção da alface orgânica: Com toda certeza seu cultivo necessitou de uma enxada, ou arado ou algum instrumento metálico qualquer, a irrigação deve ter sido realizada com algum tubo plástico originado do petróleo. Sendo orgânica não houve adubação química, mas o esterco veio de um animal que necessitou de sal na sua alimentação. Enfim em todos os produtos que pensei consegui achar um minério em sua cadeia de produção. Seria impossível viver sem os minérios, somos dependentes deles assim como somos dependentes dos vegetais e outros animais para sobreviver. Já imaginaram a crise de alimentos se o cloreto de potássio, os adubos fosfatados, os nitrogenados, o enxofre, o cálcio, e demais micro elementos faltarem? Fome! Alimentamos-nos indiretamente deles e precisam ser minerados. Somos como toupeiras que perfuram o solo atrás do alimento. Abriremos mão dos computadores, geladeiras, carro para não mais minerar? A humanidade já pensa em minerar a lua e grande parte dos filmes de ficção científica mostra minas em outros planetas. Não considero a mineração um mal necessário, considero um bem precioso e vital para humanidade.  O desafio está lançado qual produto não há em sua cadeia de produção um minério? Assim a razão precisa ser aceita para não ficarmos apenas na poesia do paraíso sem mineração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário